segunda-feira, 11 de maio de 2015

0 A moeda mais cara do mundo que custou mais de R$ 23 milhões

Com apenas 27 gramas e 34 mm, moeda de valor nominal U$20 dólares, tem uma história incrível que à levou ser leiloada por US $ 7,6 milhões(R$ 23.547.080,00).

A peça que está exposta no Museu da sociedade histórico de Nova York foi salva muitas vezes de ser destruída, o que aumentou mais o seu valor. Conhecida como o "double eagle" com o dobro valor da "Águia" de U$10, foi cunhada em 1933 como dentre as últimas moedas de ouro que nunca entraram em circulação.

Em abril do mesmo ano que Roosevelt mandou remover moedas de ouro para evitar o pânico dos bancos em meio a grande depressão, então o tesouro dos EUA enviou para derreter todas essas moeda (cerca de metade um milhão peças). No entanto, é dito, um funcionário da casa da moeda permaneceu com dez moedas, dos quais nove foram localizados e destruídos pelo serviço secreto em 1937.

Esta peça foi a única que se salvou, então, com a permissão do tesouro dos EUA, passar para as mãos do rei egípcio Farouk.

Após a derrubada do monarca durante a década de 1950, todos os seus bens, incluindo a moeda, chegou ao leilão.

Sabendo que as autoridades dos EUA queixaram-se e tentaram recuperá-lo, mas não tiveram tanta sorte por mais de quatro décadas.

Foi então que em 1996, um negociante de moeda de Londres tentou vender a peça por U$1,6 milhões de dólares em um quarto do Waldorf-Astoria em Nova York, mas seus compradores eram agentes infiltrados que apreenderam a moeda.

Depois de uma disputa legal o tesouro ficou com a moeda, reconheceu seu valor jurídico e certificou como moeda única deste tipo que pode ser possuída por um indivíduo. Em 2002 ela foi leiloada por US $ 7,6 milhões, um pouco mais do que seu valor nominal que era de US $20.

Sobre o autor:

Adicione uma descrição do autor da postagens ou do dono do blog.
Previous Page Home

Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores

0 comentários: